noticias Seja bem vindo ao nosso site portalpoliticanews.com.br!

Brasil

CPI do MST aprova convocação de ex-ministro do GSI de Lula, Gonçalves Dias

Publicada em 11/07/23 às 22:57h - 1151 visualizações

portalpoliticanews.com.br


Compartilhe
Compartilhar a noticia CPI do MST aprova convocação de ex-ministro do GSI de Lula, Gonçalves Dias   Compartilhar a noticia CPI do MST aprova convocação de ex-ministro do GSI de Lula, Gonçalves Dias   Compartilhar a noticia CPI do MST aprova convocação de ex-ministro do GSI de Lula, Gonçalves Dias

Link da Notícia:

CPI do MST aprova convocação de ex-ministro do GSI de Lula, Gonçalves Dias
 (Foto: portalpoliticanews.com.br)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) aprovou nessa terça-feira (11) a convocação do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marco Edson Gonçalves Dias, para depor na condição de testemunha.

De acordo com o autor do requerimento e relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), o general precisa comparecer para falar sobre as ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no monitoramento de invasões de terra ocorridas no Brasil entre janeiro e março deste ano.

“Urge a necessidade de termos conhecimento das atividades de inteligência desempenhadas pela Abin, tais como monitoramento das atividades de invasão de terra, articulação do SISBIN e análise das informações de inteligência produzidas por órgãos de inteligências federais e estaduais cumprindo, desta forma, a sua missão institucional, e, ainda, quais medidas que o GSI adotou para informar às autoridades competentes e possibilitar que medidas cabíveis fossem tomadas a fim de coibir as invasões de terras”, afirmou Salles.

Gonçalves Dias se tornou um dos principais alvos da oposição ao governo Lula após sua exoneração, em 19 de abril, ocorrida após a divulgação de imagens das câmeras de segurança internas do Palácio do Planalto durante os ataques golpistas. Ele e outros servidores do GSI foram gravados indicando aos invasores a saída do prédio e dando água aos manifestantes.

A CPI também quer ouvir o presidente da empresa de celulosa Suzano, Walter Schalka.

Até o momento, a maior parte dos requerimentos pautados e aprovados é de deputados do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do relator, deputado Ricardo Salles (SP).

A CPI só tem 7 dos titulares da base de partidos aliada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Rui Costa

A base governista conseguiu novamente adiar a convocação de Rui Costa. O ex-governador da Bahia é o principal alvo da CPI do MST e seria convocado em junho. Na ocasião, porém, o autor Evair de Melo (PP-ES) retirou o pedido de pauta por um erro redacional.

O deputado Kim Kataguiri afirmou que Rui Costa enfrenta “fortes fragilidades” no Congresso e questionou o porquê de o governo se esforçar para evitar, a todo custo, sua convocação. O ministro-chefe da Casa Civil enfrenta fortes críticas nos corredores do Congresso, tanto da base governista como do Centrão.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 051996684958

Copyright (c) 2024 - portalpoliticanews.com.br - Jornalista responsável: Juliano Soares-MTB 19552.
Converse conosco pelo Whatsapp!